Yahoo compra Artifact, app de curadoria de notícias baseado em IA

Yahoo compra Artifact, app de curadoria de notícias baseado em IA

Yahoo anunciou nesta terça-feira (2) a compra do Artifact, aplicativo que utiliza inteligência artificial (IA) para sugerir notícias aos usuários. A plataforma, lançada no início de 2023 e desenvolvida pelos cofundadores do Instagram, Mike Krieger e Kevin Systrom, não teve o valor de venda revelado pelas partes.

Com a aquisição, a tecnologia de personalização de conteúdos baseada em IA passará a integrar os serviços do Yahoo, incluindo o app Yahoo News, juntamente com outros recursos. A ideia da companhia é aproveitar a ferramenta para recomendar notícias selecionadas às centenas de milhões de usuários dos seus produtos em todo o mundo.

O app Artifact estreou no início de 2023 fazendo a curadoria de notícias com o auxílio de IA.O app Artifact estreou no início de 2023 fazendo a curadoria de notícias com o auxílio de IA.Fonte:  Artifact/Divulgação 

Criado como um app de notícias, o Artifact usa IA para analisar os interesses dos usuários, gerando um feed customizado para manter o internauta conectado às suas preferências. Além da curadoria, ele conta com funcionalidades que facilitam o acesso às principais notícias, o compartilhamento de links e a evitar a proliferação de clickbait, entre outras coisas.

“Trazer esses recursos para o portfólio do Yahoo acelera a oportunidade de conectar os usuários com experiências de conteúdo ainda mais ricas e personalizadas”, declarou a empresa, em comunicado. A partir da confirmação da compra, a tecnologia deixa de funcionar como app independente e chegará ao Yahoo nos próximos meses.

Criadores do app serão conselheiros especiais

A compra do Artifact pelo Yahoo envolve somente a tecnologia por trás do app, ou seja, a equipe que fazia parte da plataforma não será contratada pela nova proprietária. Apesar disso, tanto Krieger quanto Systrom irão trabalhar como “conselheiros especiais” do Yahoo, pelo menos neste primeiro momento.

Vale destacar que os cofundadores do serviço haviam anunciado o fim do Artifact em janeiro, perto do aniversário de um ano do app. Na ocasião, a dupla mencionou a dificuldade de manter o investimento contínuo no projeto, apesar do sucesso alcançado entre a base de usuários, situação que muda a partir de agora.

“Criamos uma experiência de produto intuitiva que os usuários adoram e que tem a oportunidade de beneficiar milhões de pessoas. O Yahoo traz a escala para ajudar o produto a alcançar o que imaginamos, ao mesmo tempo em que mantém a crença de que conectar as pessoas a fontes confiáveis de notícias e informações é mais importante do que nunca”, comemorou Systrom.

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress