Winamp ganha uma caixinha de som física com visual clássico do app

Winamp ganha uma caixinha de som física com visual clássico do app

O Winamp foi um dos aplicativos mais utilizados nos anos 2000. Nele, era possível reproduzir arquivos MP3 e outros formatos de áudio nos computadores, além da possibilidade de “brincar” de ser DJ, já que o software contava com uma série de recursos de mixagem de som. Entretanto, o engenheiro Rodrigo Mendez foi além e criou um aparelho que simula o saudoso app.

Chamado de Linamp, ele é um MP3 Player com tela touchscreen que traz um sistema que simula a famosa interface do aplicativo. Além disso, assim como o Winamp tradicional, ele conta com suporte para uma série de formatos de áudios, incluindo alguns mais recentes.

O aparelho é alimentado por uma placa Raspberry Pi 4B, e conta com um cartão SD de 32 GB para armazenar os arquivos. Infelizmente, o Linamp é apenas um projeto de Mendez, ou seja, ele não está à venda para outros fãs do aplicativo que marcou uma geração.

O Linamp é um MP3 Player com a interface do saudoso Winamp.O Linamp é um MP3 Player com a interface do saudoso Winamp.Fonte: Tom’s Hardware/Reprodução

Conexões USB e Ethernet e tela de 7,9 polegadas

O Linamp chama atenção também pelo seu design, que lembra muito outros aparelhos de som, como os automotivos. Embora ele não tenha alto-falantes embutidos, o dispositivo conta com conexões USB, Ethernet e 3,5 mm, com isso é possível até mesmo plugar um fone de ouvido para reproduzir as músicas.

Já o seu sistema conta com um DietPi, uma distribuição Linux baseada no Debian, e que roda no Raspberry Pi. Ele também traz uma tela touchscreen ultra-wide de 7,9 polegadas, com a interface clássica do Winamp. Vale lembrar que uma das características do software era justamente a ampla personalização, seja de cores como também de elementos gráficos, como botões de controle, listas de músicas e mais.

O Linamp conta com uma série de conexões na sua parte traseira.O Linamp conta com uma série de conexões na sua parte traseira.Fonte: Tom’s Hardware/Reprodução

E para compor a parte externa do aparelho, Mendez recorreu a peças feitas em impressoras 3D, principalmente na frente do dispositivo, justamente para caber exatamente a interface do Winamp.

Veja abaixo um vídeo mostrando o Linamp em ação:

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress