Polícia dos EUA alerta que AirTags podem ser utilizadas para roubar carros

Polícia dos EUA alerta que AirTags podem ser utilizadas para roubar carros

As autoridades de Vermont, Estados Unidos, foram aconselhados a procurar por AirTags após viagens de carro para o Canadá. A polícia local acredita que o acessório da Apple é um dos componentes utilizados em esquema de monitoramento e roubo de veículos.

Um dos casos conhecidos foi o de Ethan Yang, morador de Massachusetts que viaja com frequência para Montreal, Canadá, para visitar a família. Após retornar de um desses passeios, o celular dele o alertou sobre a presença de uma AirTag não identificada nos arredores.

Motoristas de Vermont são aconselhados a buscar por AirTags escondidas no veículo.Motoristas de Vermont são aconselhados a buscar por AirTags escondidas no veículo.Fonte:  GettyImages 

Então, Yang habilitou o sistema de localização para fazer a AirTag apitar. O motorista encontrou o acessório na grade frontal do carro.

Segundo a polícia de Vermont, essa não é a primeira ocorrência desse tipo de achado. As autoridades mencionam que houve um aumento considerável de relatos de AirTags desconhecidas dentro de carros após passar pelo Canadá, e isso seria uma das etapas que precedem o roubo do veículo.

“Eles poderiam estar identificando veículos que poderiam ser roubados e enviados para o exterior como parte de uma quadrilha de roubo de carros”, pontuou o analista cibernético do Vermont Intelligence Center, Ryan McLiverty, em entrevista para o site WCAX.

“Os criminosos estão usando cada vez mais a tecnologia para atingir indivíduos e, às vezes, apenas conhecer os recursos básicos de segurança desses dispositivos pode ajudar muito”, complementou.

Como encontrar AirTags desconhecidas?

Os rastreadores da Apple são pensados para facilitar o encontro de itens pequenos, como bolsas, chaveiros e outros acessórios no dia a dia. Contudo, desde a estreia do acessório, são recorrentes os relatos de uso indevido ou criminoso, seja para vigiar pessoas ou roubar carros.

Como medida de contenção, a Apple lançou uma série de mecanismos para proteger usuários de serem monitorados sem consentimento. No Android, a ferramenta oficial se chama Tracker Detect, um app gratuito que escaneia a região próxima em busca do AirTags desconhecidas.

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress