Perigo na cozinha: a farinha de trigo pode explodir e causar incêndios? Descubra

Perigo na cozinha: a farinha de trigo pode explodir e causar incêndios? Descubra

Poucas pessoas que adoram cozinhar sabem, mas um dos ingredientes mais utilizados na culinária doméstica é, na verdade, um elemento altamente combustível e explosivo: a farinha de trigo. Quem vê a substância clarinha e aparentemente inofensiva, muitas vezes até armazenada perto do fogão, não tem ideia do seu alto poder de destruição.

Logicamente, a quantidade de farinha que você mantém em sua despensa tem uma probabilidade extremamente, baixa de incendiar. 

Mas, quando dispersas no ar em altas concentrações, essas partículas fininhas se transformam em uma mistura inflamável que, quando pega fogo, pode explodir. A onda de choque e a fumaça são capazes de causar ferimentos graves e até mesmo a morte. Isso não ocorre apenas com farinha, mas com qualquer sólido finamente particulado que apresenta risco de incêndio ou explosão quando suspenso no ar.

Por que uma explosão de poeira de farinha acontece?

As explosões de farinha são um subtipo dos acidentes conhecidos como explosões de poeiras combustíveis, que provocam a queima rápida de partículas finas na presença de uma fonte de ignição. No caso do ingrediente, além das condições básicas de qualquer incêndio — combustível, comburente (o oxigênio) e calor —, há também confinamento e dispersão.

A característica combustível é comum a todos os carboidratos. Essas moléculas orgânicas energéticas queimam. O açúcar puro, por exemplo, quando aquecido a temperaturas elevadas, produz calda, ou caramelo, dependendo da intensidade da combustão, mas, se o processo continuar, produz chamas. 

O oxigênio fica ao redor dos grãos de farinha, que queimam mais rápido quando são menores, pois isso aumenta a proporção entre área superficial e massa, quando estão suspensos no ar. Nesse estado de alta oxigenação, basta uma pequena faísca de calor, para inflamar as partículas. Essa centelha pode surgir no atrito do processo de moagem.

Como manusear corretamente a farinha?

Atenção! Fake news aconselham a usar farinha para apagar chamas.Atenção! Fake news aconselham a usar farinha para apagar chamas.Fonte:  Getty Images 

No ambiente de indústrias, principalmente naqueles com alto volume de pós-combustíveis, as principais medidas de controle de incêndios incluem:

  • Aspiradores especiais para remover o excesso de poeira.
  • Monitoramento rigoroso de resíduos de poeira em locais de difícil acesso.
  • Controles rigorosos sobre chamas abertas e fontes geradoras de eletricidade estática.

Em casa, a ocorrência de um incêndio ou explosão de poeira de farinha é praticamente impossível, desde que você não resolva, em um acesso de loucura, jogar vários sacos de farinha no ar, e depois acender um fósforo.

Tão insana quanto uma atitude hipotética desse tipo é uma desinformação sobre a farinha que algumas pessoas têm divulgado nas redes sociais: segundo essas postagens, em caso de incêndio, você poderia substituir aqueles extintores de pós-seco (do tipo ABC), apenas jogando farinha de trigo nas chamas. Como vimos, isso equivale a tentar apagar fogo com gasolina!

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos.

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress