John Ternus: saiba quem é o engenheiro que pode ser o próximo CEO da Apple

John Ternus: saiba quem é o engenheiro que pode ser o próximo CEO da Apple

A gestão de Tim Cook como CEO da Apple já dura 13 anos: foi em agosto de 2011 que o então chefe de operações da empresa assumiu o cargo no lugar de Steve Jobs. Jobs faleceu dois meses depois e o próprio Cook havia ocupado a posição antes, durante as licenças médicas do empresário e o cofundador da marca.

Prestes a completar 64 anos, Cook já pode estar no processo de preparo de um sucessor para ser o gerente executivo da Maçã. De acordo com a Bloomberg, que ouviu várias fontes internas, essa situação já é prevista na companhia, embora não haja um prazo definido.

Tim Cook, atual CEO da Apple.Tim Cook, atual CEO da Apple.Fonte:  GettyImages 

Analistas apontam que, se a sucessão for em curto prazo, o escolhido provavelmente seria Jeff Williams. Ele é o atual COO (gerente de operações, assim como era Cook antes de ser CEO), supervisionou o lançamento do Apple Watch e ainda acumulou o cargo de chefe de design na empresa.

Porém, caso a sucessão seja mais demorada e leve três anos ou mais, um nome mais jovem começou a despontar como favorito. Trata-se de John Ternus, um engenheiro que já é veterano na companhia e responsável por uma das divisões mais vitais do seu funcionamento.

Quem é John Ternus?

John Ternus é o atual vice-presidente sênior de engenharia de hardware na Apple. Isso significa que ele é o responsável por chefiar as equipes de diferentes eletrônicos, incluindo iPhone, iPad, Mac e AirPods.

Ternus durante a apresentação da WWDC 2023.Ternus durante a apresentação da WWDC 2023.Fonte:  Apple 

Hoje com 49 anos, Ternus é vice-presidente desde 2013 e tem o cargo sênior há três anos, mas entrou na Apple ainda em 2001. Formado pela Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos em Engenharia Mecânica, ele trabalhou na empresa Virtual Research Systems por alguns anos antes de ser contratado para a Maçã.

Além de passar pelas equipes de vários aparelhos, ele é considerado uma peça-chave de um processo recente e importante de transição na Apple. Ternus foi um dos líderes da mudança de processadores Intel nos Macs para o Apple Silicon, o chip de design próprio da empresa que já está na geração M4.

Por que Ternus é um bom candidato?

Mesmo sem qualquer confirmação por parte da Apple, algumas das fontes da Bloomberg confirmam que até outros executivos veteranos da Maçã gostam do engenheiro e veem nele um sucessor ideal para Tim Cook.

“O Tim gosta muito dele porque ele faz boas apresentações, é muito educado, nunca coloca nada controverso em um email e é um tomador de decisões muito reservado”, diz um dos entrevistados, que permaneceu anônimo.

Ternus durante entrevista após evento da Apple em 2023.Ternus durante entrevista após evento da Apple em 2023.Fonte:  Daring Fireball 

Fora a personalidade discreta e pensativa, Ternus conhece a fundo praticamente todo o catálogo de eletrônicos da empresa, o que é relevante para um gerente executivo cuja empresa depende bastante desse setor.

A Apple foi a empresa que mais vendeu celulares em 2023. Ainda assim, o headset Vision Pro desapontou nas vendas e linhas como iPads e Macs estão estagnadas ou em queda, precisando de um “empurrão” de alguém experiente como ele.

Talvez já como uma etapa de preparação, o engenheiro até tem aparecido com cada vez mais nas últimas apresentações da companhia, em especial para falar dos chips ou novos notebooks. No evento de revelação dos novo iPads, em maio de 2024, ele foi um dos principais apresentadores e não comentou apenas a parte técnica dos tablets.

Ternus na revelação dos novos tablets da Apple.Ternus na revelação dos novos tablets da Apple.Fonte:  Apple 

O que joga contra Ternus seria a sua falta de experiência em outra divisão crucial para a Apple atualmente: o setor de serviços, que incluem assinaturas de jogos, streaming e armazenamento na nuvem. Essa tem sido uma fonte de renda crescente para a companhia e deve se manter cada vez mais relevante.

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress