iOS 18: veja 7 recursos que foram “copiados” do Android

iOS 18: veja 7 recursos que foram “copiados” do Android

No decorrer dos anos, tanto a Apple quanto a Google já foram acusadas de copiar recursos do sistema operacional móvel uma da outra. Falando especificamente de personalização, o Android sempre esteve à frente do iOS e isso foi motivo de zoação sem precedentes na época do lançamento do iOS 14, por exemplo.

Continuando esta história de rivalidade e comparações, a Maçã lançou ontem (10) o iOS 18 e desta vez a empresa foi além da estética, levando para o iPhone algumas funções interessantes que estão disponíveis em alguns Androids há alguns anos.

Ao todo, podemos citar pelo menos sete recursos do novo iOS 18 que foram “copiados” do Android. Se você viu a lista completa de novas funcionalidades do iOS 18 e não recordou (ou não conhecia) os que já estavam presentes no sistema da Google, confira a lista abaixo!

1.  Possibilidade de posicionar os ícones em qualquer lugar na home screen

Agora, os donos do iPhone podem posicionar os ícones dos apps em qualquer lugar da home screen do celular.

Novo iOS vai permitir mover o ícone do app para qualquer lugar na tela. (Imagem: YouTube Apple/Reprodução)Novo iOS vai permitir mover o ícone do app para qualquer lugar na tela. (Imagem: YouTube Apple/Reprodução)Fonte:  YouTube Apple/Reprodução 

Para os adeptos do robozinho verde, isso é uma realidade desde os primórdios do SO, que também já permitia adicionar e personalizar os widgets bem antes da Maçã.

2. Temas de ícones personalizados

O novo iOS agora permite trocar as cores dos ícones do sistema e dos apps. É uma função simples, mas que aproxima o celular com a personalidade do usuário.

Ajustando as cores dos ícones no iOS 18. (Imagem: YouTube Apple/Reprodução)Ajustando as cores dos ícones no iOS 18. (Imagem: YouTube Apple/Reprodução)Fonte:  YouTube Apple/Reprodução 

O Android já permite esse tipo de personalização há mais de 10 anos, seja por meio dos launchers oficiais ou de terceiros. Dá até para trocar todo o pacote de ícones.

3. Edição de fotos com IA

Só agora o iOS terá edição de fotos baseada em IA. o Google Pixel já permite isso desde 2022.

Apagando objetos de fotos. (Apple/Divulgação)Apagando objetos de fotos. (Apple/Divulgação)Fonte:  Apple/Divulgação 

Ademais, a linha Galaxy S20 já contava com um recurso de remover objetos indesejados de fotos desde 2020.

4.0 Ferramenta de resumo de conteúdo baseada em IA

O iOS 18 poderá resumir textos de documentos, e-mails e mensagens. A Samsung já tem um sintetizador de páginas web desde a One UI 6.1, e o Google Pixel 8 Pro também já resume transcrições de áudio.

Resumindo texto com IA no iPhone. (Apple/Divulgação)Resumindo texto com IA no iPhone. (Apple/Divulgação)Fonte:  Apple/Divulgação 

5. Calculadora com conversor de unidades

O iPad, enfim, terá uma calculadora. O app terá recursos de IA e também poderá converter unidades, funcionalidades que também estarão no iPhone. A calculadora da Samsung já conta com conversão de unidades há bem mais tempo.

Nova calculadora do iPad e iPhone. (Imagem: YouTube Apple/Reprodução)Nova calculadora do iPad e iPhone. (Imagem: YouTube Apple/Reprodução)Fonte:  YouTube Apple/Reprodução 

6. Emojis personalizados

O iOS 18 terá um recurso de IA para gerar emojis em tempo real, com base no texto digitado. O Gboard já permite criar figurinhas personalizadas a partir da junção de dois emojis diferentes.

Criando emojis com IA no iPhone. (Imagem: Apple/Divulgação)Criando emojis com IA no iPhone. (Imagem: Apple/Divulgação)Fonte:  Apple/Divulgação 

7. Suporte para texto RCS

O protocolo RCS promete “aposentar” de vez o SMS, permitindo a troca de textos de melhor qualidade entre Androids e iPhones. Mas só agora o recurso será suportado pela Maçã. No Android, o protocolo já é suportado desde 2019.

Mensagens RCS (Rich Communication Services). (Imagem: Apple/Divulgação)Mensagens RCS (Rich Communication Services). (Imagem: Apple/Divulgação)Fonte:  Apple/Divulgação 

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress