iCloud recebe suporte às chaves de segurança para Apple ID no Windows

iCloud recebe suporte às chaves de segurança para Apple ID no Windows

Usuários que contam com chaves de segurança físicas configuradas na conta Apple ID agora podem utilizá-las para fazer login no iCloud para Windows. Com a novidade, anunciada pela Apple na terça-feira (6), é possível entrar em seu perfil no serviço na nuvem usando o PC sem a necessidade de digitar um código de verificação.

Lançado primeiro para o iOS 16.3, iPadOS 16.3 e macOS 13.2 no início de 2023, o suporte às chaves de segurança é um método de autenticação que adiciona uma camada extra de proteção às contas cadastradas no iCloud. Quando ativado, opcionalmente, ele requer o uso de um dispositivo para concluir a autenticação de dois fatores.

As chaves de segurança físicas reforçam a proteção contra acessos indevidos ao iCloud.As chaves de segurança físicas reforçam a proteção contra acessos indevidos ao iCloud.Fonte:  Apple/Divulgação 

De acordo com a Apple, trata-se de uma funcionalidade extra para quem quer proteger os dados armazenados em sua conta de ataques direcionados, como golpes de engenharia social e phishing. Ativando o recurso, potenciais invasores ficam impedidos de acessar o segundo fator de autenticação.

O suporte para chaves de segurança no iCloud para Windows é encontrado a partir da versão 15 do aplicativo da plataforma de armazenamento na nuvem, disponível para download na Microsoft Store. A habilitação da função exige cuidado, pois a perda das chaves ou do dispositivo confiável de autenticação pode levar ao bloqueio definitivo da conta.

Chaves compatíveis

Geralmente semelhantes a um pendrive, as chaves de segurança físicas para Apple ID precisam ser certificadas pela Fast IDentify Online (FIDO). A entidade é responsável por desenvolver padrões de autenticação que reduzam a dependência das senhas convencionais.

A Apple exige pelo menos duas chaves compatíveis para a habilitação do recurso, que precisam ser compatíveis com os dispositivos da marca usados regularmente. Para login no Apple TV, HomePod ou Apple Watch, por exemplo, é necessário um iPhone ou iPad com software que suporte as chaves de segurança para o procedimento de autenticação.

Dispositivos antigos que não têm software compatível nem atualização disponível não funcionam com as chaves de segurança para Apple ID, bem como as contas infantis e os perfis gerenciados.

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress