Dia do Backup: 7 vantagens para usá-lo na preservação de dados

Dia do Backup: 7 vantagens para usá-lo na preservação de dados

A importância do backup se torna mais evidente do que nunca em um cotidiano dependente da tecnologia e dos dados digitais. O termo “backup” carrega consigo a essência da prevenção, da segurança e da tranquilidade – em meio às incertezas do mundo digital.

Essa cópia de segurança dos nossos preciosos dados oferece uma rede de proteção contra perdas decorrentes de ataques cibernéticos, falhas de hardware ou simples acidentes que podem ser devastadoras.

Ter uma estratégia sólida de backup significa garantir a continuidade das operações e a preservação de informações cruciais, seja para indivíduos ou organizações.

Confira a seguir por que o backup é mais do que uma medida de precaução: é uma necessidade indispensável na era da informação!

1) Previne a perda de dados sensíveis

Uma pesquisa da Western Digital sobre tendências de armazenamento de dados na América Latina em 2023 revelou que os entrevistados no Brasil estão mais preocupados em perder arquivos digitais (66%) do que objetos físicos (34%).

Isso destaca a importância do backup na preservação de dados no cenário atual. Logo, fazer cópias de segurança regularmente é ter uma camada de proteção para os seus dados, que devem ser armazenados em locais separados dos originais.

Dessa forma, se algo acontecer com os arquivos originais, como corrupção de dados, falhas de hardware e até exclusões acidentais, é possível restaurar os backups e recuperar as informações perdidas facilmente.

2) Facilita a recuperação de desastres

Desastres naturais, como incêndios, inundações, terremotos ou até mesmo roubo, podem destruir fisicamente os dispositivos de armazenamento onde seus dados estão localizados.

Backup em nuvem, pendrive e HD externo são alguns opções de armazenamento seguro.Backup em nuvem, pendrive e HD externo são alguns opções de armazenamento seguro.Fonte:  GettyImages 

Nesses casos, os backups permitem que você retome suas operações o mais rápido possível. E no caso do backup em nuvem, o acesso é ainda mais rápido.

Ele pode ser feito a qualquer momento e de qualquer lugar, pois tudo está armazenado online. O único requisito é ter acesso à internet.

3) Protege contra ataques de malware e ransomware

Malware, como vírus e ransomware, pode infectar e criptografar seus arquivos, tornando-os inacessíveis até que você pague um resgate – o que também não é uma garantia de receber acesso a todos os arquivos comprometidos.

Ter backups atualizados significa que você pode restaurar versões limpas dos seus arquivos sem precisar ceder às demandas dos criminosos cibernéticos que atuam por meio de sites falsos, softwares piratas e e-mails com links suspeitos.

4) Garante a consistência e a integridade dos dados

Backups regulares garantem que você tenha acesso a versões recentes e consistentes dos seus dados. Se ocorrerem erros ou corrupção nos dados originais, você pode restaurar versões anteriores a partir dos backups para manter a integridade dos seus dados.

Por isso, é importante que o backup esteja criptografado. Assim, as informações só podem ser acessadas por quem está envolvido no processo e possui as chaves de segurança.

5) Auxilia na conformidade regulatória

Donos de negócio devem ter uma atenção especial a gestão de informações que sustentam o seu core business. Em muitos setores, existem regulamentações que exigem a retenção de dados por períodos específicos.

Ter backups em conformidade com a lei, como a LGPD, é essencial para evitar possíveis penalidades e manter sua credibilidade aos olhos dos clientes, investidores e demais stakeholders (partes interessadas).

6) Acelera a migração e a atualização de sistemas

Quando você precisa migrar para novos sistemas ou atualizar software, os backups facilitam esse processo delicado. Eles permitem que você restaure os dados essenciais nos novos sistemas sem perder informações críticas, garantindo uma transição suave e sem interrupções.

O backup também auxilia na migração de dados entre dispositivos.O backup também auxilia na migração de dados entre dispositivos.Fonte:  GettyImages 

7) Traz tranquilidade à sua mente

Essa abordagem proativa evita potenciais dores de cabeça decorrentes da perda de dados. Você pode trabalhar com mais foco e se entreter na internet de forma segura e tranquila, sabendo que, mesmo que ocorra algum problema, as cópias de segurança estarão disponíveis para te salvar!

Por isso, não deixe de criar uma rotina de backup adequada ao seu dia a dia o quanto antes. Estabeleça uma frequência de cópia e busque armazenar as informações em outras duas mídias diferentes, como HD externo e nuvem, além do local original de armazenamento.

Aderir a um hábito novo, como fazer backups periodicamente, pode ser um pouco complicado no início. Mas, lembre-se: é ele quem será capaz de te proteger dentro e fora do universo digital!

Gostou do conteúdo? Continue aprendendo dicas de cibersegurança aqui no TecMundo. Confira a seguir como desativar o backup automático do Google Fotos!

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress