Apple cogita lançar um robô doméstico como próximo grande projeto

Apple cogita lançar um robô doméstico como próximo grande projeto

A Apple está “investigando” a possibilidade de desenvolver robôs de fabricação própria para uso doméstico. A informação é do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, que costuma receber rumores quentes sobre projetos da marca.

Todo o projeto continua em fases muito iniciais de discussão, ainda sem qualquer previsão de anúncio ou sequer confirmação de que ele vai mesmo sair do papel. Porém, esse tipo de produto realmente está em debates internos como um possível próximo projeto de grande porte da empresa.

De acordo com Gurman, engenheiros da empresa estão “explorando” formatos diferentes. Um deles é um robô portátil que segue o usuário pela casa. Outro protótipo desenvolvido é um dispositivo que fica sobre superfícies como mesas e tem uma tela que se movimenta sozinha.

Pela descrição de Gurman, a ideia não seria lançar um robô humanoide do tamanho de um ser humano adulto como são os planos da Tesla, por exemplo. O produto parece mais parecido com assistentes pessoais móveis, como no caso de projetos da sul-coreana LG.

O CLOi, robô assistente da LG: projeto da Apple deve ser mais parecido com esse tipo de eletrônico.O CLOi, robô assistente da LG: projeto da Apple deve ser mais parecido com esse tipo de eletrônico.Fonte:  LG 

As discussões sobre o lançamento de um robô doméstico ocorrem na divisão de inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e engenharia da empresa. A equipe inclui executivos com experiência em hardware e produtos para a casa na empresa, como John Giannandrea, Matt Costello e Brian Lynch.

Apple sob pressão após descartar carro autônomo?

A entrada da Apple no campo da robótica ainda é incerta, mas já é um sonho antigo da companhia que pode ser colocado como prioridade para os próximos anos. O motivo é uma possível pressão em cima da marca para apresentar um novo dispositivo revolucionário ao mercado.

Segundo Gurman, a companhia já falou que vai investir em áreas como a de produtos domésticos e realidade mista. Essa segunda ideia já está em andamento com o headset Apple Vision Pro, comercializado nos Estados Unidos desde fevereiro.

O Apple Vision Pro foi o último projeto diferenciado da Maçã.O Apple Vision Pro foi o último projeto diferenciado da Maçã.Fonte:  GettyImages 

O terceiro setor em que a empresa gostaria de competir é o automotivo, mas esses planos já foram descartados. No final de fevereiro deste ano, ela descontinuou o projeto de desenvolver um carro autônomo e elétrico que estava há cerca de uma década na pauta da empresa.

Por outro lado, a Apple direcionou boa parte da equipe e da verba do projeto para o campo de IA, que deve ser o próximo grande salto do próximo iPhone. Até agora, a empresa não se manifestou sobre o tema da reportagem da Bloomberg.

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress