Android 15 poderá monitorar saúde do armazenamento interno do celular

Android 15 poderá monitorar saúde do armazenamento interno do celular

O Android 15 poderá contar com uma ferramenta de monitoramento de saúde do armazenamento interno. A solução foi encontrada em desenvolvimento dentro do aplicativo “Device Diagnostics” (“Diagnóstico do dispositivo”, em tradução livre), mas ainda não foi implementada da versão experimental do sistema operacional.

Descoberto pelo informante Mishaal Rahman, autor de vários achados no Android, o recurso de monitoramento de armazenamento interno ajuda o usuário ficar de olho na integridade do dispositivo.

A ferramenta entrega o percentual restante da vida útil do armazenamento interno.A ferramenta entrega o percentual restante da vida útil do armazenamento interno.Fonte:  Android Authority/Reprodução 

Segundo a descrição apresentada no código, a ferramenta apresenta o percentual de saúde do armazenamento interno. “Por exemplo, 90 indica que restam 90% da vida útil do armazenamento interno”, descreve o comentário. Abaixo, o código invoca uma função chamada “getInternalStorageRemainingLifetime()”, mas as imagens compartilhadas não mostram os detalhes do programa.

De certa forma, o recurso é bem parecido com o monitoramento de saúde de bateria, comum em smartphones atuais e popular principalmente no iOS. Contudo, ao invés de entregar informações sobre a qualidade da bateria, os dados são relacionados ao armazenamento interno, outro componente sensível ao tempo e ao uso do usuário.

O site Android Authority menciona que a ferramenta é atrelada a uma API embutida no Android 15. Ela já está implementada no Android 15 Beta 1, mas a ferramenta de diagnóstico ainda não foi incluída.

Lançamento ainda sem confirmação

O monitoramento de armazenamento interno do Android 15 foi encontrado em desenvolvimento, mas seu lançamento é incerto. Assim como outras novidades implementadas em fase de testes no Android, o Google pode desistir da ferramenta ou guardá-la para uma próxima edição do sistema operacional.

Por enquanto, o Android 15 não tem data de lançamento. Atualmente, o sistema está na sua primeira versão Beta e, se tudo der certo nessa fase de experimentação, é possível que ele seja lançado entre setembro e outubro deste ano.

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress