8 jogos de PS1 que fazem 25 anos em 2024

8 jogos de PS1 que fazem 25 anos em 2024

Em 1999, o primeiro PlayStation já era um console com quatro anos, se considerarmos o seu lançamento oficial nos Estados Unidos. Por já ter diversos estúdios trabalhando na plataforma, é possível dizer que este ano foi um dos melhores em termos de lançamento para o console.

Tem alguma dúvida quanto a isso? Então, confira nas linhas a seguir alguns títulos do console que estão celebrando 25 anos. Será que você teve a chance de curtir todos eles no lançamento?

8. Crash Team Racing

Em 1999, Crash Bandicoot já era considerado o mascote da família PlayStation. Por isso, era de se esperar que ele fosse explorado em games dos mais variados estilos, e uma prova disso é Crash Team Racing, que pega carona nos melhores elementos de jogos de kart.

A proposta aqui é escolher um personagem do universo de Crash Bandicoot e acelerar por várias pistas. Tal como em Mario Kart, dá para pegar itens e usá-los para ganhar vantagem sobre o oponente, o que é essencial para se manter em primeiro e desbloquear novas áreas.

Por conta de seu fator diversão e apelo para todos os públicos, Crash Team Racing também está na lista de games mais emulados do PS1.

7. Driver: You Are the Wheelman

Em 1999, muitas pessoas foram atraídas por Driver: You Are the Wheelman. O game foi um bom representante no gênero corrida, além de ter feito diversas pessoas perderem fios de cabelo por conta de seu tutorial um pouco exigente.

Lançado sob o guarda-chuva da Ubisoft e desenvolvido pela Reflections Interactive, o game é protagonizado por John Tanner, um detetive bom de volante. Colocando essas habilidades à prova, ele deve se infiltrar em um sindicato criminoso, cumprindo diversas missões nesse processo.

Um dos pontos que chamou a atenção de diversas pessoas foi a presença de um mapa aberto, permitindo exploração livre de seus arredores. Além disso, ele trazia um modo de edição para criar replays das perseguições com qualidade digna de cinema, área na qual muitos devem ter investido várias horas por pura diversão.

6. Syphon Filter

Muito se fala sobre Metal Gear Solid como um excelente game de espionagem, mas ele não foi o único representante do gênero no primeiro PlayStation. Afinal, é preciso lembrar que Syphon Filter também disputou a atenção do público nesse período.

Controlando Gabriel Logan, Syphon Filter não fez feio ao rival criado por Hideo Kojima, sendo inclusive muito elogiado à época por conta da inteligência artificial. Some a isso o fator replay e você terá a receita de um clássico do console.

5. Silent Hill

Não podemos falar em “clássicos” sem pensar nesta obra-prima da Konami. Diferente de outros games de terror, a ideia em Silent Hill era assustar o jogador pelo lado psicológico, o que não demorou muito para fazer dele um sucesso entre o público.

Trazendo inimigos icônicos e uma atmosfera densa, Silent Hill inovou na sua proposta ousada e deixou rapidamente de ser comparado ao seu maior rival, Resident Evil. Tudo isso fez com que o título alcançasse a marca de dois milhões de cópias vendidas, garantindo a ele uma entrada na lista dos jogos PlayStation Greatest Hits.

4. Medal of Honor

Quando falamos que 1999 foi um excelente ano para o primeiro PlayStation, não estávamos brincando. Afinal, além dos títulos acima, há 25 anos o console também recebia um clássico dos games ambientados na Segunda Guerra Mundial: Medal of Honor.

Um dos maiores trunfos de Medal of Honor é o fato de ter todo o seu conceito criado por Steven Spielberg. Com um enredo digno de filme e trilha sonora que recebeu prêmio da Academia de Artes e Ciências Interativas, o game é visto ainda hoje como um dos melhores jogos de tiro de todos os tempos e responsável por popularizar o gênero FPS.

3. Chrono Cross

Achou que faltavam alguns RPGs nessa lista? Então, começaremos mencionando Chrono Cross, que fez sucesso no console por conta da sua associação com Chrono Trigger, o clássico lançado para Super Nintendo pela, então, Squaresoft.

Entretanto, o game mudou bastante os conceitos do game do Super Nintendo. É verdade que ainda controlamos três personagens no grupo, mas o sistema de batalha foi todo refeito com sistema de golpes fracos, médios e fortes, além da presença de elementos de campo e muito mais.

Chrono Cross ainda consegue render dezenas de horas de exploração, muito por conta dos vários personagens para recrutar. Isso, inclusive, aumenta um pouco o fator replay, já que as várias possibilidades de grupo é um fator que chama a atenção de muitos jogadores.

2. Final Fantasy VIII

Outro RPG de peso a chegar no PS1 em 1999 foi Final Fantasy VIII, o segundo da franquia a dar as caras no console da Sony.

Estrelado por Squall, o game aposta no clássico sistema de turnos para as lutas e traz diversas novidades no pacote. Dentre elas, podemos citar o Junction System (em que os status dos personagens sofre mudanças conforme as magias, Summons e habilidades) e o minigame Triple Triad.

Aliás, para muitos, ele é considerado um título da franquia que merece remake no futuro — algo que até agora não está nos planos.

1. Resident Evil 3

Por fim, fechamos nossa lista com Resident Evil 3. Aliás, nem é preciso ir muito longe para entender os motivos que fazem deste jogo um clássico absoluto do PS1.

Controlando Jill e Carlos, o game era ambientado em Raccoon City. Porém, há mudanças na cidade que vimos no segundo game e, especialmente, nos inimigos. E, aliás, que atire a primeira pedra quem não se assustou nenhuma vez com as investidas de Nemesis, tido até hoje como um personagem icônico da franquia.

E aí, chegou a curtir o PS1? Nos conte nas redes sociais do Voxel!

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress