30 anos de Final Fantasy VI: relembre a aventura que revolucionou os JRPGs

30 anos de Final Fantasy VI: relembre a aventura que revolucionou os JRPGs

A década de 1990 marcou uma verdadeira revolução no mercado de videogames. Além do surgimento de novos e poderosos consoles que apostavam forte em gráficos 2D e 3D, também tivemos uma grande quantidade de jogos icônicos que deixaram suas marcas na história.

A franquia Final Fantasy é uma das grandes propriedades da época que rendem experiências memoráveis até hoje. Apesar da aclamação, nem todos os jogos deixaram sua marca — porém, os que conseguiram tal feito são relembrados e reverenciados até hoje pela comunidade.

Uma dessas gemas preciosas da franquia é Final Fantasy VI, um clássico que revolucionou o gênero JRPG e representa um salto gigantesco no que diz respeito à qualidade narrativa — indo muito além de tudo o que existia no mercado da época.

A boa notícia aqui, no entanto, é que Final Fantasy VI está assoprando as velinhas nesta terça-feira (02). O clássico, lançado no Japão em 2 de abril de 1994 para o icônico Super Nintendo, está completando 30 anos de mercado.

Confira a seguir o novo especial do Voxel com as principais informações de um dos maiores jogos da Square Enix!

Final Fantasy VI ou Final Fantasy III?

Sendo o terceiro jogo da franquia a chegar à América do Norte depois do FF original e FF IV, os cartuchos norte-americanos de Final Fantasy VI foram lançados no ocidente com o nome de Final Fantasy III.

Isso, naturalmente, deixou alguns jogadores confusos — mas tenha em mente que essa estratégia foi para manter a continuidade dos nomes, já que os outros games não chegaram na América do Norte na época.

Cartucho norte-americano de Final Fantasy III (ou VI).Cartucho norte-americano de Final Fantasy III (ou VI).Fonte:  Square Enix 

Além disso, essa versão ocidental do jogo também teve uma série de mudanças no conteúdo, já que a “Nintendo of America” era bem mais rígida com videogames. Alguns dos cortes incluíam restrições contra nudez e profanação.

Conheça Final Fantasy VI

No melhor estilo Star Wars, onde os Rebeldes lutam incansavelmente contra o Império de Palpatine, a trama de Final Fantasy VI é ambientada em um universo steampunk onde a magia coexiste com a tecnologia.

Como em toda história epopeica que se preze, a paz não se mantém por muito tempo e os vilões da trama, o Império Gesthaliano, dominam o mundo usando armas poderosas baseadas em magia. Isso foi o estopim para o surgimento dos Revanchistas (ou Returners), uma facção rebelde que luta contra a opressão de Gestahl.

Em suma, a narrativa complexa de Final Fantasy VI aborda temas como amor, amizade, redenção e identidade.

Final Fantasy VI tem uma das histórias mais épicas da franquia.Final Fantasy VI tem uma das histórias mais épicas da franquia.Fonte:  Square Enix 

Um dos principais antagonistas do jogo, Kefka Palazzo, é o braço direito do Imperador Gesthaliano. Ele não é tão popular quanto Sephirot, de Final Fantasy VII, mas sua personalidade destrutiva deve ter marcado a memória de muitos fãs nostálgicos por aí.

Para lidar com a opressão do Império Gestahl, os Revanchistas acabam depositando toda a fé em Terra (ou Tina) Brandford, uma das principais personagens do elenco e a esperança para o fim da guerra — para ambos os lados.

O gameplay de Final Fantasy VI é o mesmo dos dois jogos anteriores, que usam o ATB — um sistema de Batalha de Tempo Ativo. Nele, os jogadores devem esperar turnos individuais de cada um dos personagens para dar os comandos, como ataque, uso de itens, magia, defesa e outras ações.

Também vale destacar que algumas opiniões no Metacritic, tanto da mídia especializada quanto dos fãs, exaltam as mecânicas de gameplay e, principalmente, a trama do clássico. Claro, a cereja do bolo fica com a icônica trilha sonora de Nobuo Uematsu — brilhante compositor responsável pelas músicas da franquia.

Elenco simplesmente gigantesco

No que diz respeito ao elenco, a variedade de personagens de Final Fantasy VI é algo realmente fora da caixa. Aqui, os jogadores podem controlar até 14 heróis diferentes, cada um com suas próprias histórias e habilidades.

Final Fantasy VI possui um elenco com 14 personagens jogáveis.Final Fantasy VI possui um elenco com 14 personagens jogáveis.Fonte:  Nintendo Blast 

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles:

  1. Terra (ou Tina) Branford é uma garota mestiça de Ésper, um dos reinos do jogo, que passou a maior parte de sua juventude sendo usada como uma arma pelo Império Gesthaliano.
  2. Locke Cole é um “caçador de tesouros” que apoia os rebeldes.
  3. Edgar Roni Figaro é o rei de Figaro e amigo de Locke. Ele é um agente duplo que finge lealdade ao Império, mas apoia os Revanchistas secretamente.
  4. Sabin Rene Figaro é irmão de Edgar, mas abandonou a realeza para aperfeiçoar suas habilidades de artes marciais.
  5. Cyan Garamonde é um cavaleiro leal ao reino de Doma.
  6. Gau é uma criança que sobreviveu desde a infância em um território selvagem chamado Veldt.
  7. Celes Chere é uma antiga general do Império e Amazona Magitek que se junta aos Revanchistas após ser presa por questionar as políticas Gesthalianas.
  8. Setzer Gabbiani é um apostador e mulherengo que se junta aos Revanchistas depois de ser enganado por Celes. Ele também oferece o seu airship para transportar os heróis pelo mundo.
  9. Shadow é um ninja mercenário que oferece seus serviços tanto ao Império quanto aos Revanchistas.
  10. Relm Arrowny é uma garotinha que vive na cidade de Thamasa e possui uma ligação misteriosa com Shadow.
  11. Strago Magus é um Blue Mage idoso, avô adotivo de Relm e um dos poucos Magis restantes.
  12. Mog é um moogle falante das Minas de Narshe.
  13. Umaro é um yeti feroz, embora leal, que vive nas Minas de Narshe e responde apenas aos comandos de Mog.
  14. Gogo é um misterioso mestre da arte da mímica que aceita ajudar o grupo apenas quando eles conseguem chegar ao estômago de um monstro gigante.

Como jogar Final Fantasy VI atualmente?

Ainda não teve a oportunidade de jogar Final Fantasy VI, ou simplesmente quer relembrar as aventuras do clássico?

Saiba que há fortes rumores sobre um potencial remake do jogo rolando nas redes — mas nada oficial até o momento. Bom, quem sabe não somos agraciados com uma reimaginação à lá FF VII no futuro, não é mesmo?

Mas calma, pois ainda há um jeito de jogar Final Fantasy VI nos consoles atuais!

A coletânea Final Fantasy Pixel Remaster conta com os seis primeiros jogos da saga.A coletânea Final Fantasy Pixel Remaster conta com os seis primeiros jogos da saga.Fonte:  Square Enix 

A Square Enix lançou, em julho de 2021, a coletânea Final Fantasy Pixel Remaster — que inclui todos os seis primeiros jogos da franquia para PlayStation 4, Nintendo Switch, PC (Steam) e Smartphones (Android e iOS). Claro, Final Fantasy VI também faz parte do pacote!

Confira mais detalhes da versão Pixel Remaster nos links abaixo:

Teve a oportunidade de jogar esse clássico da Square Enix? Comente nas redes sociais do Voxel!

source

@nvgazeta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress